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Dossier Plataformas B2B: Fernando Brandão, da Japopeças, “Estamos satisfeitos com a performance da plataforma”

Num mercado cada vez mais digital, as empresas apostam cada vez mais em plataformas B2B com a tecnologia mais recente e oferta de vários serviços, para além da compra de peças. Fernando Brandão explica à Pós-Venda como a Japopeças integrou as plataformas B2B no seu negócio.

Qual a data de lançamento da vossa plataforma B2B?

A Japopeças lançou a sua primeira plataforma de vendas on-line em 2010. Em dezembro de 2015 lançou o seu novo B2B “epc.japopecas.pt”, que passa a contar com a integração do TecDoc, entre outras funcionalidades adicionadas.

A vossa plataforma de peças é aberta a retalhistas de peças e oficinas ou só para retalhistas de peças?

Apenas tem acesso a “epc.japopecas.pt” retalhistas de peças. A Japopeças dedica-se à importação e distribuição de material auto para venda a grosso. Mantendo-se fiel a esse conceito, não faria sentido a plataforma ser aberta a outros canais de venda.

Quais são, por tópicos, as principais funcionalidades da vossa plataforma B2B?

A principal valência da nossa plataforma é facilitar a consulta e colocação de encomendas online sem as condicionantes do excessivo fluxo de tráfego existente por telefone e fax. Outra das vantagens passa pela pesquisa no nosso catálogo com ou sem a matricula da viatura e em tempo real saber a disponibilidade, características e preço do material pretendido. Disponibilizamos também a possibilidade de acompanhar todas as etapas da encomenda no nosso armazém até ao seu envio pelo transportador, assim como a consulta da conta corrente e a análise dos resultados comerciais de cada cliente com a ajuda de gráficos de fácil consulta.

Foram recentemente ou vão ser introduzidas algumas novidades na vossa plataforma B2B. Quais?

Fazemos com regularidade pequenos ajustes para poder acompanhar as exigências que o seu regular funcionamento nos impõe. Estamos satisfeitos com o resultado e a performance da atual plataforma. Procuraremos sempre inovar e aperfeiçoar o trabalho realizado, não estando previstas num futuro próximo mudanças de fundo.

O que representam as vendas online atualmente (via plataforma B2B)?

No presente ano as vendas online representaram 35% do volume de negócios da Japopeças perspetivando-se que as mesmas cheguem aos 40% já em 2018.

Qual o endereço web direto para a plataforma B2B?

O B2B da Japopeças tem como porta de entrada o seu site institucional no endereço www.japopecas.pt. O acesso direto é epc.japopecas.pt sendo que a entrada por ambos os endereços passa pelo mesmo procedimento de credenciação.

Que funcionalidades futuras poderão vir a ter as Plataformas B2B?

“Hoje já é possível consultar a imagem da peça pretendida e muito em breve talvez a utilização de imagens em 360º com elevada resolução. O papel das plataformas será cada vez mais o responsável pelas vendas devido às facilidades que oferece a quem todos os dias passa pela necessidade de colocar encomendas a fornecedores habituais, de forma fácil, eficaz e principalmente pela utilização da conta corrente para garantir o envio da mercadoria adquirida”.

PALAVRAS-CHAVE