Ver todas
| Test printed in single.php
| daily_views: 1
| weekly_views: , , , , , ,
| total_weekly_views: 0

Back

Ford estuda alternativas à borracha

24 Agosto, 2015

A Ford tem vindo a desenvolver uma série de estudos sobre a aplicação de novos materiais que visam substituir a borracha.

Os automóveis utilizam uma grande quantidade de borracha. Por exemplo, o interior de um Ford Fiesta contém até três quilogramas deste material, sem contar com o que se utiliza para os pneumáticos. A maioria dessa borracha provém da mesma fonte, a borracha natural, o que implica um aumento dos preços e das emissões de CO2. Por essa razão, devido às flutuações extremas que caracterizam esta matéria-prima e que oscilam entre 2 e 8 dólares por quilo, e ao desejo de investigar materiais alternativos, a Ford procura uma fonte mais sustentável de borracha nacional.

Até à data, a companhia efectuou experiências com:
Guaiúle
Dente de leão
Óleo de laranja
Óleo de soja

O arbusto de Guaiúle cresce no Arizona e é uma das alternativas mais promissoras. Já se está a utilizar em equipamentos de alto rendimento, como fatos de neoprene, luvas medicinais e similares. A Ford colabora com o Estado de Ohio para comprovar a viabilidade de utilização das folhas da planta no sector automóvel.

Será necessário realizar investigações adicionais para determinar quanta borracha se pode poupar mediante o uso de um material alternativo como o Guaiúle, mas a Ford calcula que poderia chegar aos 50 por cento, dependendo da peça do veículo. Um especialista da Ford em investigação de elastómeros avança que a companhia estará apta a obter um protótipo de borracha alternativa no decurso do próximo ano.

Caso esteja interessado em saber mais sobre as investigações da Ford em matéria de fontes domésticas de borracha, estaremos inteiramente ao dispor para o colocar em contacto com um especialista que responderá a qualquer questão.

A Ford e a borracha sustentável
Em 2001, a Ford foi membro fundador do consórcio para o Programa de Excelência para as Alternativas Naturais à Borracha (PENRA) que identifica e desenvolve processos, usos e mercados para a borracha natural. O PENRA desenvolve iniciativas de R&D que permitem encontrar alternativas à borracha natural
Consórcio PENRA facilita alianças públicas e privadas e, para além da Ford, são membros as seguintes entidades:
Universidade do Estado de Ohio
Pneumáticos Cooper
Pneumáticos Bridgestone
Universidade do Estado do Oregon

Materiais sustentáveis na Ford
Para além das fontes locais de borracha, a Ford investigou uma variedade de materiais de base vegetal que incluem:
Soja
Palha de trigo
Fibra de celulose
Fibra de coco
Girassol
Resina de milho
Resina de dente de leão
Cana de açúcar
Óleo de laranja

PALAVRAS-CHAVE