Ver todas
| Test printed in single.php
| daily_views: 1
| weekly_views: , , , , , ,
| total_weekly_views: 0

Back

Grand Scénic estreia tecnologia Híbrida na Renault

8 Janeiro, 2018

A tecnologia Híbrida chegou finalmente à Renault, tendo estreia no Grand Scénic, que assim será o primeiro modelo da marca que associa um motor elétrico a um de combustão, no caso, o bloco dCi 110.

 

Na sequência do sucesso e dos desenvolvimentos tecnológicos alcançados com a gama 100 por cento elétrica, a Renault dá mais um importante passo na estratégia de eletrificação dos motores: a estreia de uma proposta híbrida, designada por Hybrid Assist! O Grand Scénic é o primeiro modelo da Renault que combina um motor elétrico e um de combustão, mais concretamente, o comprovado bloco dCi 110, associado a uma caixa manual de 6 velocidades.

A tecnologia Hybrid Assist assenta num motor elétrico de 10 kW e em duas baterias. Uma bateria secundária de 12 volts para fornecer a energia necessária para o funcionamento de equipamentos como luzes, limpa-vidros e ABS; e uma bateria de tração de 48 volts, localizada sob o piso traseiro, com capacidade de armazenar a energia recuperada durante as fases de desaceleração. Energia essa que é utilizada pelo sistema híbrido para fornecer binário adicional ao motor dCi 110. Sublinhe-se que esta bateria de tração não necessita de qualquer manutenção.

No fundo, um sistema bastante simples, uma vez que o Hybrid Assist nem precisa de uma tomada para recarregar a bateria. Uma tecnologia que permite uma redução dos consumos e das emissões de CO2 que pode chegar aos 10 por cento, mas sem sacrifício do prazer de condução e são os números que o confirmam. Em relação ao Grand Scénic dCi 110 EDC, o Grand Scénic Hybrid Assist reivindica um consumo em ciclo misto de 3,6 l/100 km (em vez de 4 l/100 km) e emissões de CO2 de 94 gramas (em vez de 104 g). Por ação do motor elétrico, em determinados regimes, o binário máximo pode chegar aos 275 Nm em vez dos habituais 260 Nm.

Para além dos números e da tecnologia que está sob o chassis, só dois detalhes é que diferenciam o Grand Scénic Hybrid Assist das versões convencionais: a assinatura “Hybrid Assist” no portão traseiro e o indicador de consumo ou de recuperação de energia localizado no painel de instrumentos, bem ao lado do velocímetro.

 

PALAVRAS-CHAVE