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Motor Ford 1.0 litro EcoBoost de novo premiado

Pelo 5ª ano consecutivo o motor de 1.0 litro da Ford ganha o prémio no International Engine of the Year 2016 na sua categoria. Refira-se que este motor equipa um em cada cinco veículos Ford na Europa.

O minúsculo, mas potente motor EcoBoost 1.0 litros da Ford foi eleito o melhor da classe nos prémios do International Engine of the Year, pelo quinto ano consecutivo. Os jurados elogiaram a combinação de facilidade de condução, performance, economia, refinamento e tecnologia que continua a definir o padrão.

O frugal motor EcoBoost de três cilindros foi nomeado “Melhor Motor até 1litro” por um painel de 65 jornalistas do sector automóvel de 31 países, como o vencedor da sua classe em todos os anos desde o lançamento. Este ano, terminou à frente de 32 motores da concorrência, mais 19 do que em 2012. O ano de 2015 representou um aumento significativo na concorrência de construtores globais de motores abaixo de um litro turbocomprimidos com injecção directa de combustível.

Em 2014, o 1 litro EcoBoost tornou-se o primeiro motor a vencer o International Engine of the Year pela terceira vez consecutiva, e foi ainda nomeado em 2012 o “Melhor Novo Motor”.

“O motor 1 litro EcoBoost mudou as regras do jogo e apesar de outros terem seguido essa linha, continua a ser a referência indiscutível na sua classe ao longo de cinco anos,” disse Joe Bakaj, vice-presidente de Desenvolvimento de Produto, Ford Europa. “O espírito de inovação continua a guiar-nos e estamos a aplicar a mesma ideia em novos motores diesel de baixa capacidade, eficientes, limpos e potentes.”

Disponível com 100 cv, 125 cv e 140 cv, e mesmo com 180 cv no Ford Fiesta R2 para ralis, o motor 1.0 EcoBoost equipa veículos em 72 países no mundo inteiro. Na versão de 140cv, o motor possui melhor relação de cavalos por litro que um Bugatti Veyron. Uma versão de estrada de um Formula Ford equipado com uma declinação deste motor com 205cv, completou uma volta ao famoso circuito de Nürburgring, na Alemanha, em 7 minutos e 22 segundos, uma performance que o coloca à frente de um grupo de supercarros como o Lamborghini Aventador com mais de 600 cavalos, Ferrari Enzo e Pagani Zonda.

Onze modelos, incluindo o Fiesta, EcoSport, B-MAX, Focus, C-MAX, Grand C‑MAX, Tourneo e Transit Connect, Tourneo e Transit Courier e Mondeo estão disponíveis na Europa com este multipremiado motor. Um em cada cinco novos veículos Ford vendidos na Europa em 2015 estava equipado com o motor 1 litro e quase dois em cada cinco Fiestas.

A tecnologia dos motores a gasolina EcoBoost da Ford está actualmente a ser aplicada no mais novo motor diesel da Ford, o 2.0 litros EcoBlue recentemente lançado e que equipa a Ford Transit. Utilizando um turbo de baixa inércia, injecção directa de combustível de alta pressão, colectores integrados, correia banhada a óleo e outros elementos de baixa fricção permite uma eficiência de consumo de combustível na ordem dos 13 por cento e mais 20 por cento em binário em baixas rotações.

Globalmente, a gama de potentes mas eficientes motores EcoBoost da Ford inclui os blocos de 1.5, 1.6, 2.0 e 2.3 litros de quatro cilindros, e os motores de 2.7 e 3.5 litros V6. Este último equipa o novo superdesportivo Ford GT que regressará à competição em Le Mans em meados deste mês.

 

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