Ver todas
| Test printed in single.php
| daily_views: 1
| weekly_views: , , , , , ,
| total_weekly_views: 0

Back

Kaspersky e AVL vão desenvolver software para a cibersegurança automóvel

10 Julho, 2017

De forma a ir ao encontro dos desafios de cibersegurança dos sistemas de desenvolvimento automóvel da próxima geração, a Kaspersky Lab e a AVL Software and Functions GmbH vão trabalhar em conjunto para desenvolver tecnologias de segurança avançadas e integradas.

Um número cada vez maior das funcionalidades dos veículos – como diagnósticos remotos, telemática e entretenimento informativo – utilizam canais de comunicação entre veículos, cloud e outras infraestruturas. Enquanto a troca de dados do, e para o carro, oferece um vasto leque de novas oportunidades tecnológicas, estes canais também se tornam cada vez mais alvos de ciberataques. O crescente risco de violação da segurança de um veículo, da sua privacidade e valores financeiros, requer medidas metódicas, organizacionais e técnicas para garantir a proteção de todas as funcionalidades do veículo.

Georg Schwab, MD da AVL Software and Functions GmbH e Alex Moiseev, CSO da Kaspersky Lab, assinaram um acordo de cooperação, no passado dia 1 de Junho, em Regensburg, onde está incluído:

  • Desenvolvimento conjunto de uma solução de software que garanta uma comunicação segura, sem interferências, entre o carro e as suas componentes e a infraestrutura externa conectada;
  • Construção de uma ponte entre o desenvolvimento automóvel integrado e as melhores práticas e tecnologias no âmbito da cibersegurança;
  • Integração de produtos de segurança com as componentes do veículo e promoção de soluções de segurança abrangentes para a indústria automóvel;
  • Desenvolvimento de um portfólio de treino e formação sobre segurança automóvel;
  • Consequente extensão do negócio através de um portfólio abrangente e integrado, de forma a garantir a segurança e proteção dos veículos autónomos e conectados do futuro.

Um dos principais objetivos é criar uma plataforma de software, flexível e de confiança, que permita aos fabricantes de automóveis desenvolver e implementar uma Secure Communication Unit (SCU ou Car Gateway) nos mesmos, através da utilização de hardware e das componentes adicionais do software que estão alinhadas com os seus objetivos. Uma vez desenvolvida, a validação do conceito da solução SCU será testada através de métodos de validação e verificações de segurança. Este conjunto de desenvolvimentos abrangentes irão não só produzir os resultados técnicos necessários à indústria, como também desenvolver novos conceitos para tornar o software dos automóveis mais seguro.

A Kaspersky Lab e o seu parceiro tecnológico, AVL Software and Functions GmbH, vão apresentar a sua plataforma teste de comunicação segura no New Mobility World / IAA 2017, em Frankfurt, entre os dias 12 e 17 de Setembro.

Alex Moiseev, CSO da Kaspersky Lab, comenta: “Desde há muitos anos que os especialistas de segurança automóvel da Kaspersky Lab têm vindo a monitorizar as vulnerabilidades dos carros conectados e o rápido crescimento da sua área de ataques no âmbito da cibersegurança. Nesse sentido, acreditam que a única forma de manter todo o ecossistema dos carros conectados em segurança, é através da colaboração dos especialistas em cibersegurança e dos parceiros existentes no ramo da indústria automóvel. A nossa parceria com a AVL Software and Functions GmbH é um marco importante no nosso percurso – começando com uma segurança in-vehicle e evoluindo para comunicações vehicle-to-vehicle e vehicle-to-infrastructure”.

Georg Schwab, Diretor Geral da AVL Software and Functions GmbH, afirma: “A AVL, enquanto empresa automóvel, conhece a importância de canais de comunicação seguros, protegidos e de confiança entre o automóvel e o meio ambiente. Para abordar os conceitos e a implementação de soluções de segurança de uma forma abrangente e para se tornar no parceiro líder na cibersegurança automóvel, a AVL concentrou-se na cooperação com a Kaspersky Lab enquanto empresa de cibersegurança com uma vasta experiência.”

PALAVRAS-CHAVE