Ver todas
| Test printed in single.php
| daily_views: 1
| weekly_views: , , , , , ,
| total_weekly_views: 0

Back

Liqui Moly disponibiliza “Kühler Reiniger” para remover sujidades nos radiadores

Da sua extensa gama de produtos, a Liqui Moly dá destaque ao Kühler Reiniger, que tem por missão remover a sujidade dos radiadores e assim evitar que outros componentes sofram no motor.

Os radiadores atuais são sistemas muito selecionados que reagem de forma incrivelmente sensível às sujidades. Muitas vezes, é a bomba de água que entrega a alma a Deus. Mas isto é fácil de evitar com o produto Liqui Moly Kühler Reiniger que remove eficazmente depósitos e sujidades do circuito de refrigeração.

O trabalho que os radiadores exigem atualmente é cada vez maior. A redução do tamanho e do peso leva a que bombas de refrigeração cada vez mais pequenas e leves tenham de dissipar as grandes quantidades de calor que surgem durante o regime de carga total dos motores pequenos. “Para isso, a bomba de refrigeração tem rotações nitidamente maiores do que o que acontece nos sistemas conhecidos”, explica David Kaiser, chefe da área de Investigação e Desenvolvimento da Liqui Moly. A gestão térmica ativa dos motores leva também a que as bombas se desliguem parcialmente durante o funcionamento do veículo, o que causa a formação de lamas e depósitos no sistema de refrigeração.

As impurezas, a abrasão e a sujidade no circuito de refrigeração aumentam o desgaste da bomba de água. Além disso, as partículas atacam a vedação do eixo rotativo. No entanto, a substituição da bomba de água não elimina a causa do problema. É apenas uma questão de tempo até a sujidade da água de refrigeração começar também a desgastar a nova bomba.

“É como se mudássemos de roupa para comer sem lavar as mãos depois. Por isso é que é tão importante limpar o sistema de refrigeração a cada trabalho realizado no radiador”, recomenda David Kaiser. Isto é muito simples e barato com o produto Liqui Moly Kühler Reiniger. Basta adicioná-lo à água de refrigeração, com o radiador ligado e o motor a trabalhar. As substâncias ativas soltam então os depósitos, a lama e a sujidade que, após 10 a 30 minutos, são eliminados em conjunto com a água de refrigeração usada, sendo o sistema enxaguado com água. O sistema fica então limpo, podendo atingir o seu desempenho máximo. Além disso, a vida útil da bomba de água aumenta e evitam-se problemas no sistema de refrigeração.

“É por este mesmo motivo que o sistema de refrigeração deve também ser limpo quando o radiador é substituído”, diz David Kaiser. Normalmente, esta substituição é necessária nos veículos mais antigos, em que o radiador está muito corroído. Os danos são piorados pelo proprietário do carro que não abastece o radiador com água destilada, mas sim água da torneira, ainda para mais sem líquido de proteção anticongelante. Em consequência, há ainda mais corrosão e mais impurezas na água de refrigeração.

“Se fosse substituído apenas o radiador, os depósitos e a lama permaneceriam no sistema e provocariam também problemas no futuro”, afirmou David Kaiser. Todo o sistema deve, também neste caso, ser libertado da sujidade com o produto de limpeza de radiadores da Liqui Moly. É uma medida simples que resulta a longo prazo. Para David Kaiser, “Qualquer trabalho profissional no sistema de refrigeração implica uma limpeza.”

PALAVRAS-CHAVE