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Mann+Hummel desenvolve Flexline

11 Outubro, 2017

A Mann+Hummel apostou no Flexline, um novo desing “curvo” do filtro que permite uma maior superfície de filtragem no espaço de instalação.

O espaço de instalação num automóvel é um bem escasso. As funções de comodidade, o turbocompressor e turbocompressor múltiplo e outros muitos aspetos mais reduziram de forma drástica o espaço de instalação disponível nas décadas anteriores, o que fez com que designers e engenheiros tenham agora que regatear uma questão de milímetros de espaço.

Para afrontar este problema o especialista em filtragem Mann+Hummel desenvolveu Flexline, uma nova geração de filtros de ar que utilizam o espaço de instalação com maior eficiência graças à melhoria da flexibilidade dos seus contornos externos.

O resultado é um filtro compacto com rendimento melhorado e com um design variável segundo a especificação do espaço de instalação. O corte com laser torna possível tudo isto. Também é possível, por exemplo, voltar a situar os elementos de fixação (como clips e parafusos) no interior do sistema de filtro de ar para reduzir os contornos externos e evitar colisões com outros elementos no espaço de instalação.

O inovador elemento filtrante e a carcaça andam de mão dada, uma vez que a geometria muito mais flexível adapta-se ao espaço de instalação disponível do compartimento do motor. Embora os filtros de ar planos baseados em formas retangulares, trapezoidais e poligonais com rebordos laterais retos foram uma vez o design dominante, Flexline pode fazer o máximo uso dos espaços de instalação graças aos seus contornos externos curvos. À diferença dos designs convencionais, os componentes de Flexline, portanto, têm uma maior superfície de fluxo, o que proporciona um novo alcance de desenvolvimento para conseguir as melhorias previstas nas características da filtragem ou da queda da pressão.

Com um inovador perfil de vedação, os elementos de Flexline também são mais planos que os produtos standards. Por um lado, isto facilita uma carcaça mais plana e, por outra, o que se ganha em espaço de instalação pode ser utilizado para aumentar a altura das pregas. 
Em resumo, a superfície de filtragem é aumentada em comparação com os filtros convencionais, que têm geometrias limitadas e os rebordos laterais retos. O aumento da superfície de filtragem graças à maior superfície de fluxo e o aumento na altura das pregas devido ao novo perfil de vedação instalado de forma compacta comportam uma vida útil mais longa e um melhor rendimento de filtragem.

Mais liberdade para o desenvolvimento com Flexline

Em princípio, Flexline aumenta a superfície de filtragem e a distância das pregas. Uma e outra, assim como a combinação de ambas as estratégias de desenvolvimento são possíveis aqui. Uma superfície de filtragem maior aumenta a capacidade de retenção de pó ao mesmo tempo que reduz a queda da pressão. O outro enfoque de desenvolvimento, ou seja, aumentar a distância das pregas, implica uma melhoria significativa da redução da queda da pressão com a mesma vida útil.

O conceito Flexline oferece outra vantagem em termos de otimização da acústica do sistema de admissão. A acústica (por outras palavras: a minimização dos ruídos desagradáveis) é melhorada pelo aumento do volume da carcaça do filtro de ar. Além disso, a conseguinte maior secção da carcaça oferece um potencial adicional para reduzir mais o ruido que é produzido no sistema de admissão.

Flexline é a nova solução melhor na sua categoria para espaços de instalação complexos, em particular para geometrias extremamente planas. O novo perfil de vedação possibilita a redução da altura. Qualquer que seja a forma que adote finalmente Flexline dependerá dos requisitos de espaço de instalação específicos do cliente da arquitetura do veículo em questão.

 

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