Ver todas
| Test printed in single.php
| daily_views: 1
| weekly_views: , , , , , ,
| total_weekly_views: 0

Back

Mazda, Denso e Toyota coperam para os veículos elétricos

28 Setembro, 2017

Mazda, Denso e Toyota Motor Corporation (Toyota) vão cooperar no desenvolvimento de veículos elétricos através da criação de uma empresa.

Estas três empresas assinaram hoje um contrato para o desenvolvimento conjunto de tecnologias estruturais de base para veículos eléctricos. Adicionalmente, as três empresas também decidiram criar uma nova empresa que será composta por engenheiros selecionados de cada uma delas, os quais irão assegurar a eficaz execução dos projetos comuns de desenvolvimento tecnológico.

Numa altura em que países e regiões de todo o mundo adoptam políticas cada vez mais rigorosas com vista à minimização dos gases com efeito de estufa, começam a surgir novos regulamentos que determinam uma determinada proporção de vendas de veículos elétricos. O cumprimento dessas regras ambientais, assegurando o crescimento sustentável das nossas empresas, exige o desenvolvimento de uma ampla gama de motorizações e tecnologias, sendo que consideramos os Veículos Elétricos (VE) como um campo tecnológico chave nesse processo, lado a lado com os veículos a células de combustível (fuel cell).

Com os VE ainda em busca de uma aceitação generalizada do mercado, os enormes investimentos e o tempo necessário para cobrir todos os mercados e segmentos de veículos resulta numa temática urgente para os construtores automóveis individualmente, no que se refere à resposta a dar à enorme diversidade na procura de veículos em todo o mundo.

A Mazda, a Denso e a Toyota decidiram desenvolver, em conjunto, tecnologias estruturais de base para VE, capazes de cobrir uma grande variedade de segmentos e tipos de veículos, de modo a garantir uma resposta rápida e flexível às tendências do mercado. Este acordo abrange uma gama diversificada de modelos, desde micro-veículos a modelos de passageiros, SUV e veículos comerciais ligeiros, e tem como objectivo inovar o processo de desenvolvimento, combinando os pontos fortes de cada empresa, incluindo a enorme experiência da Mazda em termos de planeamento de produto e no desenvolvimento baseado em modelagem por computador, as tecnologias de electrónica da Denso e a plataforma Toyota New Global Architecture (TNGA).

A nova empresa estará, assim, envolvida nas seguintes actividades:

  • Investigação sobre as características (arquitectura comum*) que definem uma performance óptima e as funções dos VE do ponto de vista dos componentes individuais e do veículo como um todo;
  • Verificação da instalação dos componentes e da performance do veículo, alcançadas pelo definido no ponto 1);
  • Avaliação do conceito ideal para cada classificação de veículo em relação a cada componente e cada tipo de veículo, alcançadas pelo definido nos pontos 1) e 2).

Através deste projecto de desenvolvimento tecnológico comum, dedicando uma quantidade idêntica de recursos de desenvolvimento, garantindo processos eficientes de desenvolvimento e aproveitando as estruturas de produção existentes, a Mazda e a Toyota pretendem concentrar os seus recursos nos valores fundamentais dos veículos, de modo a permitir a criação de VE atractivos e que encarnem as identidades originais de cada marca, evitando a uniformização dos EV em termos visuais.

As empresas pretendem ainda criar uma estrutura de negócios que está aberta à participação de outros construtores e fornecedores.

PALAVRAS-CHAVE