Ver todas
| Test printed in single.php
| daily_views: 1
| weekly_views: , , , , , ,
| total_weekly_views: 0

Back

“O mercado dos produtos reconstruídos apresenta um crescimento exponencial”, Diamantino Costa, Sparkes & Sparkes

3 Agosto, 2017

Sparkes & Sparkes comercializa caixas de velocidades manuais e caixas de transferência reconstruídas. Diamantino Costa fala sobre as especificidades do trabalho de reconstrução efetuado na empresa e faz uma análise ao mercado neste setor.

Quais os produtos e marcas de peças e componentes reconstruídos / recondicionados que comercializam?

A Sparkes & Sparkes comercializa caixas de velocidades manuais e caixas de transferência reconstruídas. Temos caixas de velocidades para todas as marcas que comercializam veículos ligeiros em Portugal, e caixas de transferência para os veículos ligeiros 4X4. As caixas de velocidades são reconstruídas pela nossa equipa e mecânicos, nas nossas instalações em Agrela – Santo Tirso, enquanto as caixas de transferência são OEM

Quais as principais caracaterísticas de peças e componentes reconstruídos / recondicionados que comercializam (qualidade, extensão da gama, técnica, etc)?

As caixas de velocidades e de transferência que comercializamos são produtos exatamente com as mesmas características dos produtos originais. Todas características técnicas são exatamente as mesmas dos produtos originais.

Está previsto o lançamento de alguma novidade para breve em termos de peças e peças e componentes reconstruídos / recondicionados que comercializa. Se sim, qual?

A Sparkes & Sparkes, reconstruindo e comercializando produtos com as caixas de velocidades manuais com as características das próprias marcas automóveis, não pode propriamente lançar novos produtos. O que pretendemos ter sempre, e isso não é novidade, é uma solução para a caixa de velocidades que o nosso cliente possa necessitar. Desde que existam as peças necessárias para a reconstrução de uma caixa de velocidades manual, a Sparkes & Sparkes fará a sua reconstrução.

Quais os principais aspetos que uma oficina deve ter em atenção quando adquire peças e componentes reconstruídos / reconcidiconados?

No caso dos nossos produtos, não é necessário ter nenhum aspeto especial em atenção. As oficinas devem ter em atenção os mesmos aspetos que devem ter com um produto novo, ou reconstruído da origem.

Como caracteriza atualmente o mercado das peças e componentes reconstruídos / reconcidiconados?

Em minha opinião o mercado dos produtos reconstruídos apresenta um crescimento exponencial. Temos cada vez uma maior diversidade de produtos reconstruídos, assim como cada vez mais empresas a reconstruir peças. Em principio esta é uma ótima noticia, (principalmente para quem se dedica há mais de 25 anos à reconstrução de caixas de velocidades), e percebemos que há cada vez mais clientes que já perceberam que as peças reconstruídas podem ser produtos de altíssima qualidade. É aliás muito interessante verificar que muitas das próprias marcas automóveis apenas comercializam, para o aftermarket, produtos reconstruídos. Como em tudo, há o risco de aparecerem intervenientes que comercializam produtos como sendo reconstruídos, que efetivamente não o são. Um produto reparado não é um produto reconstruído (pelo menos no que diz respeito às caixas de velocidades). Por outro lado vamos apercebendo-nos que existe uma tendência para sobrevalorizar os “core” (caixas “velhas” destinadas a ser reconstruídas) o que pode tornar economicamente inviável a reconstrução. Mas no geral eu diria que os ventos estão favoráveis para a industria dos produtos reconstruídos.

Qual a razão de existir cada vez mais oferta de peças e componentes reconstruídos / reconcidiconados?

A principal razão prende-se, em meu entender, com o facto destes produtos, quando são reconstruídos com qualidade, serem uma excelente alternativa aos produtos originais. A qualidade é a mesma, mas o preço bastante mais reduzido. Por outro lado existe cada vez mais, nos consumidores, uma preocupação ambiental, e tendo os produtos reconstruídos uma grande componente de reciclagem, sendo mais baratos e tendo a mesma qualidade dos novos, é natural que cada vez sejam uma opção mais tida em conta.

Podem as peças e componentes reconstruídos / reconcidiconados garantir a mesma performance de peças e componentes novos?

No casa das nossas caixas de velocidades, podemos garantir a mesma performance das peças novas. Elas são reconstruídas exatamente com as mesmas características das novas, pelo que não há motivo para terem uma performance diferente. Por outro lado, temos tanta confiança nos nossos produtos que damos uma garantia de um ano, sem limite de quilómetros. Temos muitas caixas de velocidades instaladas em veículos que fazem mais de 170.000 quilómetros num ano. Nós entendemos que não há nenhuma razão que leva a avariar mais uma caixa nossa que uma caixa nova de origem.

Como se pode comprovar a qualidade das peças e componentes reconstruídos / reconcidiconados?

A Sparkes & Sparkes pode comprovar a qualidade dos seus produtos com os mais de 25 anos a reconstruir caixas de velocidades, de termos como nossos clientes as maiores gestoras de frotas, forças de segurança, bombeiros, algumas das melhores oficinas e as maiores cadeias de oficinas. Muitas vezes a qualidade só se prova ao fim de alguns anos, quando olhamos para trás e verificamos que a esmagadora maioria das nossas caixas de velocidades nunca deram nenhum problema. Nós trabalhamos todos os dias para que isto continue assim, para que melhore ainda mais, e para continuarmos a ser a referência no mercado.

PALAVRAS-CHAVE