Ver todas
| Test printed in single.php
| daily_views: 1
| weekly_views: , , , , , ,
| total_weekly_views: 0

Back

“O mercado cada vez mais exige alternativas às peças novas”, Pedro Calçada, Bosch

29 Setembro, 2017

Pedro Calçada é responsável pelo serviço de reparação de peças eletrónicas da Bosch. A empresa investiu no negócio de peças reconstruídas, dizendo este profissional que o mercado exige alternativa às peças novas.

Quais os produtos e marcas de peças e componentes reconstruídos / recondicionados que comercializam?
Comercializamos uma vasta gama de componentes eletrónicos reconstruídos da marca Bosch, tais como unidades de comando de motor, unidades de comando de sistemas ABS e ESP, travões eletro-hidráulicos, quadros de instrumento, autorrádios e sistemas de navegação para veículos ligeiros e profissionais.

Quais as principais características de peças e componentes reconstruídos / recondicionados que comercializam (qualidade, extensão da gama, técnica, etc)?
Uma das principais características dos nossos componentes reconstruídos é a qualidade Bosch. O processo de reconstrução está sujeito às mesmas normas e requisitos dos produtos novos foi por isso que complementámos a oferta com 2 anos de garantia – é uma prova de confiança nos nossos produtos reconstruídos.

Está previsto o lançamento de alguma novidade para breve em termos de peças e peças e componentes reconstruídos / recondicionados que comercializa. Se sim, qual?
De momento não temos nada específico, temos sim o desafio permanente de tentar alargar o nosso leque de gamas de produto, por exemplo agora estamos a começar reparar e a reconstruir os ABS da geração 5.3.

O nosso desafio é sempre que possível e se o mercado assim o exigir, tentarmos alargar a nossa gama de oferta em cada variante de produtos que já temos.

Quais os principais aspetos que uma oficina deve ter em atenção quando adquire peças e componentes reconstruídos / reconcidiconados?
As nossas unidades de comando de motor são fornecidas com a programação base do software e devem ser codificadas na marca ou através de um Passthru, para o qual os KTS da Bosch estão equipados.

Os ABS e sistemas eletro-hidráulicos podem ser programados com os KTS da Bosch.

Como caracteriza atualmente o mercado das peças e componentes reconstruídos / reconcidiconados?
É um mercado em crescimento e com um potencial alargado.

O mercado cada vez mais exige alternativas às peças novas e como tal a reconstrução / recondicionamento é um boa opção sendo esta mais ecológica e económica.

É preciso ter em atenção que começam a aparecer no mercado alguns fornecedores de produtos reconstruídos / recondicionados que não cumprem de todo os requisitos mínimos necessários para garantir a qualidade dos seus produtos. É necessário estar atento porque estas situações podem por em causa o bom trabalho que algumas empresas estão a realizar.

Qual a razão de existir cada vez mais oferta de peças e componentes reconstruídos / reconcidiconados?

Este facto está relacionado com duas questões fundamentais:

1-     Reaproveitamento das peças resulta num equilíbrio ecológico que hoje em dia é fundamental para assegurar um ecossistema mais seguro e estável a médio e longo prazo.

2-     As peças recondicionadas são sinónimo de um produto bem mais acessível no mercado, pois devido ao reaproveitamento é possível colocar no mercado peças de qualidade e a um preço reduzido, garantindo assim que os veículos não ficam obsoletos.

3 – Podem as peças e componentes reconstruídos / reconcidiconados garantir a mesma performance de peças e componentes novos?

No caso dos produtos Bosch com certeza que sim, pois como já foi dito os requisitos são exatamente os mesmos que para os produtos novos.

Em relação a outras marcas não posso assegurar que o princípio é mesmo que a Bosch utiliza.

Como se pode comprovar a qualidade das peças e componentes reconstruídos / reconcidiconados?
A qualidade das nossas peças e componentes são confirmadas pelas validações de processo e produto que fazemos e que cumprem todos os requisitos Bosch. Realizamos ainda a reconfirmação através de auditorias externas e no final recebemos as respetivas certificações de cumprimento de todas as regras fundamentais para um processo e produto controlado.

 

PALAVRAS-CHAVE