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Nissan Micra com novo motor 1.0 Turbo IG-T

31 Janeiro, 2019

A gama Micra da Nissan vai passar a dispor de algumas novidades técnicas, nomeadamente a introdução de um novo motor de 1.0 a gasolina de alta eficiência.

O novíssimo 1.0 litros turbocomprimido IG-T a gasolina disponibiliza 100cv e está associado a uma transmissão manual de cinco velocidades. O seu lançamento no Nissan Micra assinala a estreia deste motor num automóvel da aliança e inclui tecnologias inovadoras a nível mundial para uma unidade a gasolina de 1.0 litros.

Totalmente em conformidade com a norma Euro6d-Temp, substitui a unidade a gasolina de 0.9 litros de 90cv da gama Micra. Os benefícios desta melhoria para o cliente são mais potência (+10cv) e mais binário (+20Nm) em todos os regimes, bem como emissões de CO2 mais reduzidas (-13 a -15g/km, dependendo da versão) e economia de combustível melhorada (-0,6 a -0,7 l/100km, dependendo da versão), contribuindo assim para um custo de propriedade reduzido.

Comparado com os principais rivais do segmento B de dois volumes, o novo grupo motopropulsor está entre os melhores da classe.

Os clientes que escolherem o novo 1.0 litros de 100cv manual irão desfrutar de uma resposta melhorada do motor, traduzida numa aceleração mais rápida. Isto pode ser notado no arranque – em que o início de marcha é agora mais suave – mas também nas recuperações. O aperfeiçoamento nos capítulos de Ruído, Vibração e Dureza (NVH) também foi alvo uma prioridade, com um grupo motopropulsor melhorado e melhor isolamento do ruído de estrada, o que resulta num habitáculo mais silencioso.

O novo 1.0 litros IG-T de 100cv com transmissão manual beneficia de várias evoluções técnicas em comparação com a unidade de 0.9 litros. Em conjunto, essas evoluções criam um melhor processo de combustão e redução do peso da unidade, com efeitos diretos numa melhor economia de combustível e emissões de CO2 mais baixas.

As melhorias incluem:

– Separação de arrefecimento: o fluxo do líquido de refrigeração é otimizado através de duas passagens na cabeça do motor, para maximizar a dissipação de energia. Desta forma melhora a gestão do calor e logo a combustão, com benefícios na economia de combustível e na redução das emissões de CO2.

– Atuadores elétricos do turbo: proporcionam uma resposta rápida e precisa do turbo, melhorando a entrega da potência.

– Camisa dos cilindros fundidas diretamente no bloco: esta é uma tecnologia em estreia a nível mundial num motor a gasolina de 1.0 litros e que contribuiu para uma redução de 1% no consumo e nas emissões. Desenvolvida inicialmente para o super desportivo Nissan GT-R, a tecnologia foi integrada noutros grupos motopropulsores da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, incluindo o motor a gasolina de 1.3 litros recentemente lançado no crossover Nissan Qashqai. Reduzindo a fricção nas paredes do cilindro, este tipo de construção melhora a dissipação do calor e assim a eficiência da combustão, reduz o peso e consequentemente melhora a economia de combustível e as emissões de CO2.

– Cabeça do motor com coletor de admissão integrada e cobertura de plástico: esta solução é mais compacta e permite um melhor dimensionamento do motor, reduzindo o número de condutas para um melhor e mais rápido aquecimento dos catalisadores, o que resulta em emissões mais limpas.

– Correia elástica: a correia é feita de um material especial que lhe permite funcionar sem um tensor, reduzindo o peso e a fricção e melhorando ainda mais a economia de combustível e as emissões de CO2.

– Cambota de aço forjado: de diâmetro reduzido e dispondo de superfícies com um superacabamento para reduzir a fricção, resultam numa economia de combustível melhorada e emissões de CO2 mais reduzidas.

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