Ver todas
| Test printed in single.php
| daily_views: 1
| weekly_views: , , , , , ,
| total_weekly_views: 0

Back

Novas tecnologias estão na economia real

26 Novembro, 2016

Terminou em Lisboa a 27ª edição da Convenção Anual da Anecra, que se dedicou à economia real, mas em que as novas tecnologias no automóveis acabaram por ser o tema dominante.

Se os temas da fiscalidade automóvel também estiveram na ordem de trabalhos, o destaque foi acima de tudo para a digitalização automóvel e para as implicações que essas novas tecnologias vão ter no negócio automóvel.

Ficou claro que as marcas de automóveis estão preocupadas com a mobilidade, isto é, vão continuar a querer construir automóveis, mas aos quais estão a agregar um conjunto de serviços em que a tecnologia está presente. Atualmente, a quantidade de novas empresas que estão agregadas aos construtores automóveis, muitas delas empresas de tecnologia e software, vão mudar completamente o paradigma entre o automóvel e o condutor.

A transformação digital das empresas está a decorrer e se tal não acontecer para algumas, o risco de serem ultrapassadas pela concorrência é grande.

O carro de futuro, segundo um responsável da Google, presente nesta Convenção, terá sensores, baterias, computadores e back-ups. Como tal, isso irá mudar totalmente a forma como o carro será assistido.

Ficou também bem patente que para o mercado do pós-venda haverá, por isso, novos desafios, tanto mais que a evolução tecnológica vai levar a carros mais eficientes (elétricos), que irão circular menos (nas cidades) e que terão menos manutenção.

Foi também falado que o futuro das oficinas passará pela agregação a redes, porque de outra forma, como independentes, terão muito mais dificuldades em sobreviver. Às oficinas não baste reparar bem automóveis, terão que adicionar serviços e valor para que o cliente volte ou para conquistar novos clientes.

Outro dos temas falados teve a ver com a economia paralela, sobretudo ao nível das oficinas. Algumas ideias interessantes que surgiram nesta Convenção, como é o caso de se evoluir para a certificação dos equipamentos de diagnóstico ou na identificação das oficinas onde se deixa um veículo sinistrado (por parte dos reboques vs seguradoras).

Para terminar, refira-se que a edição 2017 da Convenção da Anecra, será novamente em Lisboa, realizando-se dias 27 e 28 de outubro, isto é, um mês mais cedo do que é habitual, como forma de evitar sobreposição com outras conferências que têm o automóvel como pano de fundo.

PALAVRAS-CHAVE