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Petronas desenvolve Concept Ultra Low-Viscosity 0W-16

A Petronas divulgou no IAA 2016, em Hannover, mais um marco na sua parceria com a Iveco, tendo em vista o desenvolvimento de outro inovador lubrificante para veículos comerciais, o Concept Ultra Low-Viscosity 0W-16. Esta apresentação decorreru em conjunto com o lançamento do camião “Z” 2016 da Iveco.

A parceria da Petronas e da Iveco remonta aos anos setenta, quando foi criada a marca Urania. Desde essa altura, todos os produtos da PLI, entre os quais os óleos para motor Petronas Urania, são os únicos lubrificantes e fluidos funcionais recomendados para toda a gama de veículos comerciais ligeiros e pesados da Iveco e os mesmos produtos são também utilizados pela equipa Petronas De Rooy Iveco, vencedora do Raid Rally Dakar em 2012 e 2016.

Como parceiro técnico da Iveco no lançamento do camião Z, a Petronas está confirmada como parceiro crucial da Iveco na área da investigação e do desenvolvimento das melhores soluções tecnológicas para fluidos e lubrificantes.

Além de ser o parceiro de eleição da Iveco no que diz respeito às Fluid Technoloy Solutions, a Petronas é um dos maiores fabricantes mundiais (em 3.º lugar) de gás natural liquefeito (GNL) e primeiro no mundo a ter uma instalação de liquefação flutuante.

Graças ao extenso know-how da Petronas nesta área, a Petronas Lubricants pode beneficiar da experiência da empresa-mãe nesta tecnologia e, portanto, pode desenvolver produtos adequados para as aplicações de motores GNL.

“A redução das emissões não é só benéfica; é uma missão tanto para a Iveco como para a Petronas Lubrificants. Graças à nossa tecnologia avançada, estamos a dar um importante contributo para atingir este objetivo. A PLI foi o primeiro fabricante de lubrificantes a entrar no mercado dos pesados com o lubrificante de baixa viscosidade 0W-20 para aplicações a diesel, demonstrando estar na vanguarda deste sector. O GNL é o futuro e nós queremos marcar presença: esta é a razão pela qual estamos a trabalhar num lubrificante de conceito, um 0W-16 que possivelmente poderia representar a resposta certa para os novos motores “Z” Iveco “, comenta Alessandro Orsini, chefe da delegação regional da Europa, Petronas Lubricants International.

O contínuo processo de inovação no desenvolvimento de produtos finais levou a Petronas a estar continuamente alinhada com a evolução dos motores de pesados vs. os rigorosos requisitos de TCO e da eficiência dos combustíveis. Neste contexto, em 2014 a Petronas Lubricants lançou o primeiro óleo para motor 0W-20 da indústria, o Petronas Urania Next 0W-20 para camiões a diesel. Este tipo de lubrificante ainda é único no mercado das aplicações para veículos comerciais pesados, sendo tecnologicamente avançado para a economia de combustível com poupanças comprovadas até 2,5% em condições específicas de funcionamento dos veículos.

Atualmente, a resposta concreta da Petronas Lubricants às exigências específicas de GNL é o óleo para motor Petronas Urania FE LS 5W-30, um lubrificante totalmente sintético com as seguintes propriedades principais:

  • Elevada estabilidade à oxidação – Para aplicações de motores GNL, o perfil de temperatura que os lubrificantes têm de enfrentar é muito rigoroso e, por conseguinte, a resistência à oxidação é essencial. A oxidação gerada pela combustão pode aumentar a viscosidade do óleo e a presença de ácidos que podem corroer os componentes metálicos do motor.
  • Excelente tolerância à água – Em percentagem, o Gás Natural contém uma maior quantidade de hidrogénio em comparação com o combustível diesel. Por causa disso, a sua combustão produz uma maior quantidade de água que, sob condições específicas, se pode acumular no interior do óleo do motor. Os seus efeitos perigosos devem ser neutralizados através de um óleo de motor específico.

As características anteriores asseguram o máximo desempenho do motor Bio LNG e um desempenho superior em termos de intervalo de drenagem.

Contudo, a PLI continua a esforçar-se para conseguir o melhor e para alcançar novos marcos a fim de antecipar as necessidades futuras do seu parceiro. Deste modo, o próximo passo em frente da Petronas Lubrificants no setor dos veículos pesados será a criação de um óleo para motor de viscosidade ultra baixa, o 0W-16, que a Petronas Lubricants já está a testar em colaboração com a Iveco e a FPT.

Com um óleo de viscosidade ultra baixa deste género, a PLI dá um passo em direção ao futuro, antecipando as novas tecnologias e a evolução de fluidos versus a sustentabilidade e as metas de emissões zero.

Tanto o óleo para motor 0W-16 como o 0W-20 tiveram ocasião de ser testados em motores GNL: os benefícios que em termos de economia de combustível estes dois lubrificantes tecnologicamente avançados podem oferecer são os seguintes:

  • Petronas Urania NEXT 0W-20: a partir de 0,5% até 1,0% relativamente ao Petronas Urania FE LS 5W-30
  • Óleo para motor Concept viscosidade ultra baixa 0W-16: com base em dados preliminares sobre o melhor candidato protótipo, conseguiu-se 0,5% em comparação ao Petronas Urania NEXT 0W-20 em aplicações de combustível Diesel.

Mais informações em www.pli-petronas.com

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