Ver todas
| Test printed in single.php
| daily_views: 1
| weekly_views: , , , , , ,
| total_weekly_views: 0

Back

Pirelli lança novo pneu 4×4 para o mercado de substituição

7 Novembro, 2018

A Pirelli lança um novo pneu destinado ao mercado de retalho para 4X4 e Pick-up´s, com um perfil de utilização 40% para asfalto e 60% fora de estrada e que já está à venda em Portugal e Espanha.

A gama Pirelli sempre teve em consideração os amantes do todo o terreno mais puro. Neste segmento, a importância do pneu na obtenção de umas boas prestações é determinante e por estas razões a elevada tecnologia deriva da própria investigação e da mesma obtida no mundo da competição.

O vínculo histórico mais recente entre a Pirelli  e o Off-Road começa nos finais dos anos 80 com o espetacular Lamborghini LM002. Os seus pneus Scorpion especificos, contavam com uma inovadora carcaça que utilizava Kevlar, entre outros materiais e construção do tipo Run-flat. Nos anos posteriores chegava a primeira referência especifica para os Off-Roader´s mais exigentes, denominada Scorpion A/T, lançada em 1996 e a sua sucessora, batizada como Scoprion ATR, em venda apartir de 2006 até aos dias de hoje.  O Scorpion All Terrain Plus é o terceiro integrante da saga, e já está disponível  no mercado de substituição Português e Espanhol. Os segredos técnicos do novo Scorpion All Terrain Plus começam na sua atraente banda de rodagem. Um Look agressivo exterior esconde um sistema modular de blocos dispostos de forma irregular idealizado para incrementar a capacidade e a resistência mecânica, que melhora a resposta tanto em estrada como no momento de conduzir por caminhos de terra ou trialeiras mais exigentes. Cada taco combina arestas afiadas com formas contundentes para melhorar o comportamento em superficies pouco aderentes, como a lava ou erva, e conta com uma elevada densidade de laminas  para garantir o “grip” em caso de neve, possuindo o pictograma/referência invernal no flanco lateral. Outro elemento a considerar na parte externa são os cones invertidos situados nos canais exteriores da faixa de rodagem, cuja finalidade é a dispersão ou auto-limpeza das pedras ou pequenos elementos soltos da utilização em Off-Road.

O desenho do novo Scorpion All Terrain Plus é considerado um composto da nova geração, rico em silica e borracha natural. A sua fórmula e método foram otimizadas para alcançar uma maior durabilidade e tração, como aumentar a resistência aos furos e a máxima integridade e segurança do pneu na exigente utilização fora de estrada.

A geometria e estrutura da carcaça segue os mesmos métodos. A Pirelli optou por cintas a zero graus de elevada robustez, proporcionando à borracha uma grande estabilidade longitudinal e transversal, além de uma maior resistência aos impactos. Também foi considerado a redução da resistência ao rolamento, este obtido devido a uma ótima distribuição da zona de contacto com o solo. Este facto, também resulta em terrenos arenosos, onde é necessário reduzir pressões para aumentar a zona de contacto, todas estas condicionantes superadas com sucesso pelos  Scorpion All Terrain Plus.

A resistência aos furos e rasgos também envolve outro elemento fulcral de um pneu Off-Road – O Flanco. No Scorpion All Terrain, os engenheiros da Pirelli desenharam uns ombros do pneu dotados de blocos para aumentar a resistência à fricção contra pedras ou ramos afiados. Para além, que a sua sequência converge gradualmente com o centro do piso, pelo que se pode considerar um aliado essencial na tração e passagem de obstáculos.

O exigente trabalho de pesquisa não esqueceu que toda a incursão pelo todo o terreno começa, sem qualquer dúvida, por uma estrada. Por esta razão, foram conduzidos importantes recursos para otimizar a resposta do pneu no asfalto, tanto no que respeita ao conforto na condução, como especialmente na redução de ruído, um dos habituais pontos negativos dos pneus do segmento.

O Pirelli Scorpion All Terrain Plus já está à venda com onze medidas dispiníveis, desde as jantes de 16 a 19 polegadas e uma largura de secção entre os 235 e os 275 mm. Todos dispõem de marcação/invernal e estão vocacionados para o mercado SUV, 4×4 e Pick Up´s.

MEDIDAS DISPONÍVEIS DESDE O LANÇAMENTO:

 235/70R16 106T S-A/T+

265/70R16 112T S-A/T+

245/70R16 111T XL S-A/T+

275/70R16 114T S-A/T+

225/65R17 102H S-A/T+

245/65R17 111T XL S-A/T+

265/70R17 115T S-A/T+

265/65R17 112T S-A/T+

235/65R17 108H XL S-A/T+

255/60R18 112H XL S-A/T+

255/55R19 111H XL S-A/T+

PALAVRAS-CHAVE