Ver todas
| Test printed in single.php
| daily_views: 1
| weekly_views: , , , , , ,
| total_weekly_views: 0

Back

Renault ZOE passa de 200 para 400 quilómetros de autonomia

A mais recente versão do ZOE da Renault permite uma autonomia até 400 quilómetros, que é o dobro do que tinha até agora. Tudo graças à nova bateria «Z.E. 40».

Para além disso, o modelo 100% elétrico da Renault passa a beneficiar de novos serviços conectados e de evoluções dos níveis de acabamento. A nova oferta ZOE está disponível para venda a partir de agora e as primeiras unidades equipadas com a nova bateria estarão a circular antes do final do ano.

Com 400 km de autonomia NEDC, a Renault confere ao veículo elétrico uma nova dimensão: é uma rutura na forma de avaliar os trajetos 100 % elétricos, que permite eliminar as resistências dos clientes quanto à autonomia.”

Eric Feunteun – Diretor Divisão Veículo Elétrico

ZOE com nova bateria Z.E. 40: a maior autonomia do mercado dos veículos elétricos destinados ao grande público

Uma autonomia duas vezes superior

Graças à nova bateria Z.E. 40, a Renault oferece ao ZOE uma autonomia recorde de 400 km NEDC, ou seja, o dobro da autonomiadesde o seu lançamento. Em condições reais, esta nova autonomia permite percorrer 300 km em circuitos urbanos e extra-urbanos.

O ZOE torna-se, assim, no veículo 100 % elétrico – destinado ao grande público – com a maior autonomia do mercado e constitui já uma verdadeira alternativa a um modelo térmico, até quando entram em linha de conta distâncias diárias consideráveis percorridas pelos automobilistas.

Com a nova bateria, a Renault elimina as barreiras psicológicas à passagem à mobilidade elétrica, permitindo trajetos mais longos e, consequentemente, perfis de utilização cada vez mais diversificados.

Autonomia do ZOE com carga completa:

HOMOLOGAÇÃO CICLO NEDC CONDIÇÕES REAIS DE UTILIZAÇÃO

EM TRAJETOS URBANOS E EXTRA-URBANOS, CLIMAS TEMPERADOS

Bateria Z.E. 40 (41 kWh) 400 km 300 km
Bateria de 22 Kwh 240 km 170 km

O ritmo de carregamento da bateria Z.E. 40 é idêntico ao da bateria clássica. Para explorar plenamente a potência dos postos de carga rápida, nomeadamente ao longo dos corredores de autoestradas, o ZOE está sempre disponível com a funcionalidade Quick Charge.

Uma inovação que oferece uma capacidade duas vezes superior com o mesmo volume

A nova bateria Z.E. 40 de ZOE fornece uma energia de 41 kWh úteis, ou seja, praticamente o dobro da capacidade de armazenamento da tradicional bateria de 22 kWh úteis.

Desenvolvida em estreita parceria com a LG Chem, esta bateria assenta numa tecnologia ião-lítio de alta densidade energética.

Os engenheiros da Renault e da LG conseguiram aumentar a capacidade de armazenamento da bateria, mantendo-a, todavia, com as mesmas dimensões e aumentando apenas ligeiramente o seu peso. Esta otimização não resulta da adição de módulos suplementares, como acontece frequentemente, mas da melhoria da química das células da bateria para aumentar a sua densidade energética. Esta extraordinária evolução foi obtida sem qualquer impacto na fiabilidade e na segurança de utilização.

A capacidade energética da bateria é diretamente convertida em autonomia para o ZOE, graças à atenção muito especial dedicada à integração da bateria no veículo. A gestão eletrónica da bateria otimiza o consumo elétrico do ZOE em andamento, sem alteração da potência.

ZOE: conceção e fabrico 100 % Renault

A Renault concebe e fabrica o ZOE, bem como a maioria dos seus órgãos mecânicos, baseada na sua inigualável competência em termos de mobilidade elétrica, adquirida não só como pioneira e líder do veículo elétrico na Europa, mas também como parceiro técnico e desportivo do campeonato de Fórmula E.

A nova bateria Z.E. 40, tal como a bateria de 22 kWh, é montada na fábrica Renault de Flins (Yvelines) e o motor elétrico R75/90 é produzido na fábrica Renault de Cléon (Alta Normandia). Este motor, lançado na primavera de 2015, sob a designação de «R240», foi integralmente desenvolvido pela Renault e deu origem ao registo de 95 patentes.

O cárter, que assegura a integração da bateria no automóvel, ou ainda os trens dianteiro e traseiro do ZOE, são alguns dos órgãos mecânicos 100 % Renault.

Novos serviços e novas prestações: um quotidiano cada vez mais fácil com o ZOE

Z.E. Trip e Z.E. Pass: dois serviços que simplificam o carregamento da bateria nos postos públicos da Europa

Existem, na Europa, cerca de 80 000 postos de carregamento acessíveis ao público. Para permitir aos utilizadores do ZOE uma utilização com a máxima simplicidade, a Renault lança dois serviços gratuitos: o Z.E. Trip, que ajuda a localizar os postos de carregamento, e o Z.E. Pass, que dá acesso ao número máximo de postos.

Z.E. Trip: localização do conjunto de postos a partir do sistema de navegação R-LINK

A funcionalidade Z.E. Trip facilita os trajetos longos no ZOE. Graças a esta funcionalidade, o condutor localiza, no mapa, o conjunto de postos de carregamento acessíveis ao público. O Z.E. Trip está acessível a partir do sistema de navegação Renault R-LINK e permite selecionar um posto de carregamento e traçar o itinerário direto para essa localização. A funcionalidade Z.E. Trip indica a disponibilidade em tempo real de cada posto de carregamento para orientar o condutor para os postos livres. Além disso, informa também sobre o tipo de posto e a sua compatibilidade com o automóvel. Com o Z.E. Trip, o condutor pode selecionar os postos, em função da potência, para beneficiar do tempo de carga adaptado às suas necessidades. Para preparar antecipadamente o seu trajeto, o utilizador também pode aceder ao Z.E. Trip pela internet.

O Z.E. Trip está disponível para todos os clientes europeus do ZOE, a partir de setembro de 2016.

Z.E. Pass: um único meio de acesso e de pagamento para um máximo de postos de carregamento diferentes

A aplicação Z.E. Pass facilita a recarga do ZOE, seja qual for o operador do posto de carregamento, na maioria dos postos de carregamento públicos da Europa. O condutor do ZOE identifica, diretamente no seu smartphone ou no tablet, os postos de carregamento acessíveis e compara o preço dos carregamentos nos postos situados nas proximidades, É possível aceder a um máximo de postos, sem multiplicar as assinaturas específicas a cada rede, e pagar o carregamento através da aplicação smartphone dedicada ou com o cartão (de tecnologia RFID).

 

Enriquecimento da aplicação smartphone Z.E.: a navegação «total»

Uma novidade que chegará em breve

No primeiro semestre de 2017, a aplicação Z.E. será completada com novas funcionalidades concebidas para tornar ainda mais fáceis os trajetos a bordo do ZOE como, por exemplo, a navegação «total».

Com esta funcionalidade, o utilizador programa e segue um itinerário completo, tanto no smartphone como a bordo do seu ZOE. Seleciona o destino na sua aplicação smartphone e, em seguida, envia-o para o Renault R-LINK. Desta forma, ao entrar no automóvel, beneficia de imediato de um itinerário automaticamente pré-programado.

Depois de estacionar, o smartphone assume a orientação do sistema de navegação do ZOE e acompanha-o no percurso final ao destino inicialmente indicado.

A aplicação smartphone permite ainda ao utilizador encontrar facilmente o local onde estacionou o seu ZOE e consultar o histórico dos seus trajetos, em perfeita combinação com o conjunto dos dados do seu computador de bordo.

E como sempre: a gestão da carga à distância

A aplicação smartphone Z.E. já permite que o condutor comunique com o seu ZOE, mesmo que não esteja ao volante, de forma a otimizar o carregamento da bateria do automóvel.

O utilizador pode, à distância, e em tempo real:

consultar informações sobre o seu ZOE como, por exemplo, o nível de carga, a autonomia restante estimada, o tempo restante para uma carga completa durante um carregamento, receber notificações no início e no fim do carregamento;

pilotar funcionalidades do seu ZOE, como seja a pré-climatização do habitáculo, o arranque da operação de carregamento ou o calendário de carregamento em função do custo e do balanço de CO2  da eletricidade utilizada.

PALAVRAS-CHAVE