Ver todas
| Test printed in single.php
| daily_views: 1
| weekly_views: , , , , , ,
| total_weekly_views: 0

Back

Spies Hecker pinta Brutal S1

2 Junho, 2017

O fabricante de automóveis independente da Eslováquia, Brutal, acaba de lançar o S1, um super carro desportivo, aprovado para circular na via pública e afinado para um elevado desempenho. Este projeto foi realizado com o apoio da Color Centrum Vráble s.r.o., o distribuidor na Eslováquia da Spies Hecker.

O coração de Marian Lušpai, o fundador do fabricante de automóveis eslovaco, Brutal, pertence a carros desportivos invulgares. Encontrou o Ariel Atom numa visita à Inglaterra, onde estão situados muitos fabricantes de pequena escala de carros desportivos. O cruzamento radical entre um go-kart e um carro de Fórmula 1TM é tão leve que consegue derrotar outros carros com maior potência. Marian Lušpai foi imediatamente seduzido por este carro e afirmou: “Eu queria fabricar um carro tal como o Ariel Atom , extremamente leve, extremamente rápido e totalmente único”.

300 cavalos para uma rápida aceleração

De regresso à Eslováquia, Marian Lušpai, que tem formação em Engenharia, começou a planear e a fabricar o carro. Hoje, quase dez depois, o resultado do seu trabalho pode ser visto na sua oficina: o Brutal S1 é um carro de dois lugares leve com uma carroçaria em fibra de vidro, carbono e espuma especial Airex sobre uma estrutura tubular. É acionado por um motor turbocompressor Subaru de 2 litros e 300 CV que está posicionado atrás do condutor. Este carro pesa menos que 900 kg e pode atingir 100 km/h em menos de quatro segundos.

 

Para o design, Marian Lušpai recorreu à Academia de Arte e Design de Bratislava, Eslováquia. O resultado foi uma carroçaria plana, em forma de cunha com contornos claramente definidos, portas em forma de asas de gaivotas e uma traseira distinta. O design é o trabalho de Jakub Štarman, que na altura ainda era estudante e que agora trabalha na Škoda.

Uma visão inspiradora

Marian Lušpai tinha estado em contacto com o distribuidor da Spies Hecker, Color Centrum Vráble s.r.o. em Michal nad Žitavou no sudoeste de Eslováquia na fase de desenvolvimento. Assim, quando estava pronto, recorreu aos pintores profissionais da empresa para pintarem o carro.

Marián Pecho, responsável de Vendas e Técnico da Color Centrum Vráble s.r.o., declarou: “Desde o início que fomos cativados pela visão de Marian Lušpai e ficámos muito felizes por termos tido a oportunidade de o apoiar”. Marián Pecho e a sua equipa desenvolveram uma solução personalizada para este projeto excecional.

O aspeto mais importante foi evitar o peso desnecessário causado pela tinta. Para obter a espessura mínima de tinta requerida, os profissionais de pintura da Color Centrum Vráble s. r. o. utilizaram produtos que podem ser aplicados de uma forma extremamente eficaz em 1,5 demãos de spray que contribui para poupar tinta.

Marián Pecho explicou: “Trabalhámos com o Permasolid® HS Vario Primer Surfacer 5340, Permahyd® Hi-TEC Base Coat 480 e Permasolid® HS Optimum Plus Clear Coat 8650 da Spies Hecker.”

A equipa escolheu a cor do protótipo por razões pragmáticas. Marián Pecho afirmou: “Selecionámos deliberadamente um branco sólido e não um branco metálico ou perolado porque não queríamos quaisquer pigmentos com efeitos especiais, e assim é mais fácil fazer posteriormente adaptações ao protótipo.

Além disso, os logotipos dos patrocinadores destacam-se melhor num fundo branco sólido”.

O resultado é excecional: o Brutal S1 branco como a neve é verdadeiramente chamativo e já atraiu muita atenção em feiras e exposições, incluindo na exposição de automóveis na cidade ocidental da Eslováquia, Nitra.

Um carro de corridas puro-sangue aprovado para circular na via pública

Marian Lušpai disse: “É claro que o Brutal S1 não é um carro que se conduz para ir ao supermercado. Trata-se de um carro de corrida concebido para um alto desempenho. Esta é a sua essência. Muitas das peças são provenientes de corridas de automóveis, como os travões e as partes da suspensão. É basicamente um carro de corridas puro-sangue que foi aprovado para ser conduzido na via pública”.

Marian Lušpai está confiante de que o Brutal S1 encontrará um nicho no mercado de super carros desportivos. Já recebeu pedidos de informação de partes interessadas. Afirmou: “Dado o nível de procura, consideramos que podemos produzir o máximo de seis veículos por ano”.

Os seus parceiros na Color Centrum Vráble também estão muito entusiasmados. Marián Pecho concluiu: “Os fabricantes do Brutal S1 fizeram um excelente trabalho. É um carro espetacular e estamos prontos para pintar mais carros noutras cores”.

Para mais informações sobre a Spies Hacker, visite www.spieshecker.com. Para se manter informado sobre o Brutal S1, siga o fabricante de automóveis no Facebook www.facebook.com/brutalslovakia ou visite o website em www.brutalcar.co.uk.

PALAVRAS-CHAVE