Ver todas
| Test printed in single.php
| daily_views: 1
| weekly_views: , , , , , ,
| total_weekly_views: 0

Back

Tendências na tecnologia e mobilidade automóvel em debate no Politécnico de Leiria

19 Setembro, 2017

O Politécnico de Leiria discute, na próxima quinta-feira, 21 de setembro, as novas tendências na tecnologia e mobilidade automóvel. O programa completo já está definido e a revista PÓS-VENDA vai marcar presença.

O secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, marcará presença na sessão, que culmina com a apresentação pública do novo curso técnico superior profissional (TeSP) em Veículos Elétricos e Híbridos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG/IPLeiria), e onde serão debatidas as tecnologias híbrida e elétrica, as novas soluções integradas para a mobilidade, e as novas tecnologias presentes no mercado automóvel.

A sessão decorre no âmbito do “Leiria sobre Rodas 2017” e pretende dar voz aos vários atores do setor automóvel, perspetivando o futuro do automóvel. A sessão de abertura conta com as intervenções de Nuno Mangas, presidente do Politécnico de Leiria, Raul Castro, presidente da Câmara Municipal de Leiria, Pedro Martinho, diretor da ESTG/IPLeiria, e Nuno Martinho coordenador da licenciatura em Engenharia Automóvel.

Segue-se o painel de debate sobre as “Tendências na tecnologia e mobilidade automóvel”, moderado por Paulo Homem, diretor da revista Pós-venda, com os contributos de Helder Santos, coordenador do mestrado em Engenharia Automóvel, que abordará a “Evolução e tendências das tecnologias híbrida e elétrica”, de Helena Silva, diretora técnica e executiva da CEiiA – Centro de Excelência para a Inovação da Indústria Automóvel, que se focará nas “Soluções integradas para a mobilidade no século XXI”, e de Hélio Costa, responsável pela formação técnica da Toyota Caetano Portugal, com as “Novas tecnologias de veículos híbridos e fuel cell”. Diogo Duro, estudante do mestrado em Engenharia Automóvel da ESTG/IPLeiria, apresentará um projeto de gestão e controlo de veículos de competição elétricos. Haverá ainda espaço para debate.

Por volta das 19h45, Carlos Ferreira, coordenador do novo TeSP em Veículos Elétricos e Híbridos, dinamizará uma sessão de apresentação do curso, seguindo-se a intervenção do secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes.

Também a partir de 21 de setembro, o Politécnico de Leiria estará presente no “Leiria sobre Rodas” com um  espaço no topo norte do Estádio, onde o público pode ficar a conhecer de perto as últimas inovações em mobilidade elétrica. «Esta é uma tendência no mercado automóvel, e acima de tudo é uma necessidade. A mobilidade elétrica é mais limpa e energeticamente mais eficiente   é um caminho incontornável», defende João Fonseca Pereira, coordenador do Departamento de Engenharia Mecânica do Politécnico de Leiria.

«O novo TeSP nasceu dessa necessidade latente, de formar técnicos qualificados nestas áreas, que têm ganho relevo com o aumento das vendas destes veículos, e com novas soluções inclusivamente com origem em Portugal», justifica. O novo TeSP do Politécnico de Leiria em Veículos Elétricos e Híbridos esgotou as suas vagas para este ano letivo.

PALAVRAS-CHAVE