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Tiago Domingos, da Auto Delta: “Tem sido muito importante o posicionamento a um nível mais digital”

22 Agosto, 2018

Tiago Domingos, responsável de comunicação da Auto Delta, fala das mais recentes novidades da empresa e das tendências do setor grossista no nosso país.

Como é caracteriza o setor grossista de peças auto em Portugal?

O setor grossista de peças auto em Portugal está perfeitamente definido e consolidado. Está perfeitamente claro para todas as entidades participantes neste mercado quais são os players de referência bem como a sua oferta e áreas de influência sendo que cabe a cada um deles definir os seus objetivos e, sempre seguindo a boas práticas de qualquer mercado, tentar alcançar uma maior plataforma de escoamento de stocks e uma maior fatia de mercado.

A cadeia (fabricante, grossista, retalhista e oficina) continua a fazer sentido no negócio de peças atualmente?

Segundo o nosso ponto de vista, sim. Cada elo da cadeia tem historicamente um papel a cumprir e está altamente especializado no mesmo: o fabricante na produção das peças, o grossista na importação e desenvolvimento de marcas num dado mercado, o retalhista na comercialização das marcas em que acredita na sua área de influência e a oficina na montagem das peças e satisfação do cliente final. Hoje em dia existem opiniões que vão no sentido duma hibridização desses mesmos elos, mas a elevada dificuldade na obtenção de comportamentos altamente satisfatórios bem como de exemplos altamente bem-sucedidos leva-nos a pensar que ainda não fará grande sentido.

A tendência internacional no setor das peças é a concentração da atividade. Quais são as tendências futuras no setor grossista (e também retalhista) ao nível das peças em Portugal?

A curto e médio prazo a concentração da atividade não será um cenário real no sector grossista. Ainda assim, poderá verificar-se o mesmo no sector retalhista, fruto da maior volatilidade comercial que existe a esse nível. O que se realizará sem sombra de dúvidas será uma transformação das empresas do sector grossista de simples comercialização de peças e acessórios para automóveis para a prestação de diversos serviços que a inovação do sector automóvel tem proporcionado.

Para além da rápida disponibilização das peças, da qualidade das peças, da gama alargada, das plataformas B2B e dos preços competitivos, que outros fatores podem fazer a diferença (atualmente) no negócio das peças?

A proximidade. O consumidor do século XXI quer saber todo o tipo de informação sobre o que compra, seja a nível de desempenho, preço e até de pegada ambiental pelo que é essencial a disponibilização simples e eficaz de todo o tipo de informação disponibilizada pelas marcas comercializadas. Também decisiva será a capacidade de adaptação às principais inovações do setor automóvel pois só quem conseguir aí vencer, terá um papel de destaque no mercado do futuro.

As devoluções de peças são neste momento um dos maiores problemas do grossista de peças? Qual o principal problema que um grossista enfrenta hoje em dia na atividade?

As devoluções e garantias são um dos principais problemas que os grossistas enfrentam hoje em dia. As primeiras por serem um processo que implica um esforço logístico muito importante bem como por proporcionarem fenómenos de “stress” nas peças que acabam por ser profundamente contraproducentes para a sua comercialização. As garantias também são um problema pois nenhuma marca tem uma capacidade de satisfação a 100% e qualquer acontecimento destes representa uma quebra de reputação da marca. Assim, resta aos grossistas apostar em produtos desenvolvidos segundo os melhores procedimentos e, assim, garantir que a percentagem de garantias seja cada vez menor.

Quais foram as mais recentes novidades da vossa atividade?

Para além da ampliação das nossas instalações, realizada no ano passado, tem sido muito importante o posicionamento da Auto Delta a um nível mais digital. Assim, tanto através do site como pelos meios de comunicação social, todo o mercado fica com uma ideia clara do posicionamento da Auto Delta bem como dos seus projetos. Importante também tem sido o desenvolvimento de campanhas promocionais com o foco bem colocado sobre os nossos parceiros comerciais, proporcionando-lhes os melhores produtos aos melhores preços.

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