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Wabco: Soluções de qualidade no pós-venda

A Wabco disponibiliza três gamas de produto com diferentes especificações, assim como soluções retrofit, para atender aos requisitos exigentes das frotas.

TEXTO NÁDIA CONCEIÇÃO

A Wabco, um dos principais fornecedores mundiais de tecnologia e serviços que visam melhorar a segurança e conectividade dos veículos comerciais, oferece um amplo portfólio de produtos e soluções para as frotas de todo o mundo. “Na Wabco, queremos garantir que nos colocamos no lugar dos operadores, para que possamos trabalhar em estratégias para os ajudar. Entendemos que os clientes querem sempre ter uma alternativa”, explica Philippe Colpron, Vice President da Wabco Aftermarket. Por este motivo, a marca expande continuamente a sua gama de soluções para o aftermarket, de acordo com uma estratégia baseada nas necessidades do cliente, através de uma equipa especializada de engenharia de produto de pós-venda e da sua rede de distribuição.

GAMAS DE PRODUTO

A Wabco oferece três gamas de produto, que visam responder às diversas necessidades das frotas: as peças de equipamento original Wabco, as peças ProVia e os componentes remanufaturados. Estes três tipos de produto adequam-se a diferentes tipos de utilização. “Depende sempre de quanto tempo de vida se pretende para o veículo: pretende-se utilizar o veículo por um ou 10 anos? Se uma frota pretende usar um veículo durante toda a sua vida útil, deve optar pela peça original”, indica Philippe Colpron.

WABCO REMAN SOLUTIONS

A Wabco Reman Solutions oferece, por sua vez, um serviço que transforma componentes eletrónicos, hidráulicos, mecatrónicos e produtos mecânicos convencionais usados em produtos com garantia e como novos. “As peças remanufaturadas são uma boa solução para quem pretende um produto com qualidade muito semelhante ao produto original Se é possível remanufurar a peça, então é isso que recomendamos. E também é benéfico para o ambiente”.

PROVIA

Pelo facto de nem todos os produtos poderem ser remanufaturados, a gama low cost ProVia surgiu para complementar a oferta de componentes a preços mais acessíveis, com mais de 100 produtos, especificamente projetados para as necessidades do aftermarket, tais como: pastilhas de travão, cabeças de engate, válvulas relé, válvulas de limitação da pressão e sensores de velocidade das rodas, entre outros. “As peças ProVia representam uma opção atrativa para as operadoras, ajudando a aumentar o lucro, o desempenho e a segurança dos veículos mais antigos. “Esta solução vem colmatar o fosso entre as peças de baixo preço, e fraca qualidade, e o grande investimento necessário para peças de alta qualidade para camiões, autocarros e reboques. É uma boa escolha para os clientes que não podem ou não querem pagar por peças de especificação OE, mas sem comprometer a fiabilidade e a segurança”.

RETROFITS

A empresa está constantemente a desenvolver soluções de retrofits. Estes são componentes que os frotistas podem colocar nos seus veículos, melhorando a eficiência, performance e gestão de carga. “Os retrofits ajudam os veículos antigos a serem mais produtivos, mais seguros e ecológicos. A Wabco pretende fazer a diferença, garantindo a segurança, protegendo o meio ambiente e proporcionando valor adicional aos seus clientes”. Por exemplo, o sistema de monitorização da pressão dos pneus da Wabco – o OptiTire, pode ser adaptado aos pneus do veículo e, ligado a uma solução de gestão de frota (FMS), comunica a informação ao backoffice. Assim, os gestores de frota podem monitorizar constantemente a pressão dos pneus. Quanto à protecção do meio ambiente, outro exemplo são os painéis laterais aerodinâmicos da gama OptiFlow, que ajudam a aumentar a eficiência geral do veículo e a reduzir o consumo de combustível até 5%.

Evolução tecnológica

A Wabco tem acompanhado as inovações tecnológicas mais recentes e, nesse sentido, realizou recentemente um investimento na Nikola Motor Company, empresa de referência em projetos e fabrico de veículos híbrido elétricos, componentes, sistemas de armazenamento de energia e transmissões de veículos elétricos. “Investir na Nikola Motor Company mantém-nos na vanguarda da inovação tecnológica, num momento em que os veículos são cada vez mais autónomos, elétricos e conectados”. Quanto à influência desta crescente conectividade de sistemas e soluções no aftermarket, Philippe Colpron é da opinião que “ter um mercado de pós-venda forte é um pré-requisito para capacitar as frotas do futuro. Queremos acompanhar a evolução tecnológica para permitir que os nossos parceiros permaneçam competitivos. Isto é conseguido através da Advanced Remote Diagnostics Solution”. Este Sistema de diagnóstico remoto monitora o desempenho técnico dos veículos comerciais, aproveitando as sinergias entre a Wabco, a WABCOWÜRTH Workshop Services e o sistema Fleet Management Solution. O sistema liga os dados dos sistemas de controlo de travagem, estabilidade e dinâmica de veículos com a plataforma da Wabco e a tecnologia de diagnóstico multi-marca da WABCOWÜRTH. “Com esta conectividade, as oficinas poderão atender melhor os frotistas, trabalhando com eles para garantir o máximo de tempo de atividade e mantê-los competitivos. Esta é uma estratégia que irá impulsionar ainda mais soluções digitais no futuro”, afirma Philippe Colpron.

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