A ZF Friedrichshafen AG e a WABCO Holdings Inc. – empresa cotada na Bolsa de Valores de Nova York com a sigla WBC – receberam o prestigiado Prémio de Inovação 2017 da CLEPA, por terem desenvolvido em conjunto a tecnologia EMA – Evasive Maneuver Assist.
O protótipo da função EMA, (assistência a manobras evasivas), um sistema pioneiro na prevenção de colisões para veículos comerciais pesados, combina os sistemas de classe mundial de controlo de travagem, estabilidade e dinâmica do veículo da WABCO, em camiões e reboques, com a tecnologia de direção ativa da ZF. A CLEPA é a Associação Europeia de Fornecedores do Setor Automóvel que reúne mais de 100 empresas e de 20 associações europeias do setor.
O Prémio de Inovação 2017 da CLEPA premeia a excelência das tecnologias e soluções inovadoras, desenvolvidas pelos principais fornecedores do setor automóvel e pelos fabricantes de veículos, nas categorias de “Meio Ambiente”, “Segurança”, “Conectividade e Automação” e “Cooperação”. O júri internacional da CLEPA, composto por especialistas do setor, reconheceu o programa Evasive Maneuver Assist nas categorias de “Segurança” e de“Cooperação”. Após avaliar 56 candidaturas de 31 empresas de toda a Europa, o painel de jurados classificou as inovações tecnológicas com base nos seguintes critérios: ambição, relevância de mercado, impacto e qualidade.
“Quando falamos em mobilidade, a segurança na estrada é o principal tópico das agendas política e tecnológica”, afirmou Roberto Vavassori, presidente da CLEPA. “A inovação apresentada pela WABCO e pela ZF comprova que a segurança nas ruas e estradas não se restringe aos carros e motociclos, mas também inclui os veículos comerciais pesados, para além de demonstrar que a parceria entre fornecedores do setor automível pode preparar o caminho para o sucesso e melhorar a mobilidade para todos”, acrescentou.
“O reconhecimento da tecnologia Evasive Maneuver Assist desenvolvida pela ZF e pela WABCO evidencia como a segurança pode ser aumentada para todos os utilizadores das estradas”, declarou Dr. Harald Naunheimer, responsável máximo da área de Investigação e Desenvolvimento da ZF. “O prémio também destaca o compromisso da ZF com a sua ‘Vision Zero’ de um futuro da mobilidade sem acidentes”, completou.
“Sentimo-nos muito honrados em receber o Prémio de Inovação 2017 da CLEPA, uma organização prestigiada e reconhecida a nível global, para o nosso programa Evasive Maneuver Assist”, disse Dr. Christian Brenneke, Vice Presidente da área de Enginnering da WABCO. “O protótipo da função Evasive Maneuver Assist demonstra a liderança da WABCO e da ZF no desenvolvimento de tecnologias avançadas de segurança para veículos comerciais pesados e conecta pela primeira vez os sistemas de controlo de travagem e estabilidade do veículo da WABCO com a solução de direção ativa da ZF, dando mais um passo decisivo rumo à condução autónoma no segmento dos veículos comerciais pesados”, reiterou.
Apresentada pela primeira vez em junho de 2016, a função Evasive Maneuver Assist potencia as capacidades do OnGuardACTIVE™, o mais avançado sistema da WABCO e líder do setor, baseado exclusivamente em radar para minimizar colisões. Um sensor deteta os veículos parados ou em movimento à frente do veículo e alerta o condutor, por meio de sinais visuais, acústicos e táteis, para colisões traseiras iminentes.
Se o motorista concluir que o sistema não poderá evitar um impacto traseiro por meio da travagem autónoma ou iniciada por ele mesmo, o programa Evasive Maneuver Assist entra em ação para ajudá-lo a desviar em segurança de um veículo que está no caminho e parar completamente o camião com reboque de forma segura.
Nessas situações, a função para evitar colisões EMA está a conectar o sistema eletrónico de travagem (EBS), o sistema avançado de travagem de emergência (AEBS), o controloeletrónico de estabilidade (ESC) e os sistemas de controlo dinâmico do veículo da WABCO com o sistema de direção eletro-hidráulica ReAX da ZF.
Para mais informações, visite www.zf.com/press e www.wabco-auto.com.