Ver todas
| Test printed in single.php
| daily_views: 2
| weekly_views: , , , , , ,
| total_weekly_views: 0

Back

Casa Marques: Um conceito alemão

por Redação
9 Março, 2016

De um barracão para uma das melhores instalações de pneus que existe em Portugal, a história da Casa Marques é também uma história de vida, à qual está associado Luís Marques.

{ TEXTO PAULO HOMEM }

[Leia este artigo até ao fim e descarregue o PDF]

Para quem segue de Mira para Cantanhede pela estrada nacional não conseguem passar despercebidas, junto a Febres, umas enormes instalações do lado esquerdo, com umas garrafais letras a dizer Casa Marques. Para alguns pode ser apenas mais uma casa de pneus, mas para quem é da região sabe que se trata de uma das mais antigas casas de pneus que existe na região.

Um dia, Luís Marques, atual gerente da Casa Marques, decidiu que estava na altura de assumir o negócio do sogro que durante muitos anos fez o nome deste retalhista de pneus em Febres, bem às portas de Cantanhede.

Com uma longa história de vida, Luís Marques conheceu meio mundo nos pneus (e não só), tendo‐se cruzado no seu percurso de vida com um alemão, detentor de uma das maiores redes de oficinas da Alemanha (e Áustria) e de um gigantesco negócio grossista de pneus, com o qual percorreu diversos países.

A vida levou‐o até Angola onde se estabeleceu com um negócio retalhista na área dos pneus, que esteve quase para abandonar, mas que ainda hoje detém. A atual Casa Marques acaba por sofrer influências disto tudo, já que o projeto do edifício é exemplo do que se faz nessa rede de oficinas na Alemanha, apesar de Luís Marques ter chegado a concorrer a um centro de inspeção automóvel exatamente para o mesmo lote onde está atualmente esta oficina.

Ocupando cerca de 1.000 m2, numa área de 7.000 m2, a Casa Marques é um edifício amplo e funcional, pensado especificamente para a atividade de pneus e de serviços rápidos, com excecionais condições para receber os clientes.

“Uma das coisas que tentei fazer com a nova Casa Marques foi marcar a diferença”, refere Luís Marques, dizendo que “aproveitamos a tradição que a nossa casa tinha, mas a nossa principal intenção é ser diferente, mesmo sabendo que é muito difícil combater os biscateiros”.
IMG_3862

No entender de Luís Marques, mesmo com as dificuldades financeiras que muitos clientes têm, “eles já começam a procurar qualidade, transparência e serviço. É precisamente nestes aspetos que a Casa Marques quer marcar a diferença que resumia a uma palavra: profissionalismo”.

Também implementada está uma rigorosa política de recebimentos, pois diz o responsável desta oficina que “os clientes que querem ter um relação de seriedade connosco aceitam as nossas regras. É com estes clientes que queremos trabalhar, os outros não nos interessam”.

Para além de gerente da Casa Marques, Luís Marques é também um excelente relações públicas que aposta muito na relação com o cliente. “Temos que saber falar com o cliente e criar com ele uma relação de amizade, não o olhando apenas como alguém que vem à nossa casa gastar dinheiro”, explica o gerente da oficina, dando como exemplos que “um cliente que venha mudar o óleo ao motor do carro nós lavamos‐lhe o motor; ou alguém que mude os quatro pneus a Casa Marques oferece‐lhe a lavagem do carro. Isto marca a diferença”. Para além de um forte investimento na qualidade dos equipamentos, que permitem que a Casa Marques aposte não só nos pneus mas também nos serviços de mecânica, foi também seguida uma política de recursos humanos (leia‐se técnicos) com formação e experiência que traziam de diversos concessionários de automóveis. “Com o investimento que fazemos diariamente em ferramenta e com os técnicos que temos, podemos prestar um serviço muito profissional, bem diferente de tudo o que se faz por aqui na região”, realça Luís Marques.
IMG_3854

Atendendo à imagem da oficina, o seu gerente coloca de lado a ideia de integrar uma rede oficinal, pois recusa ter que ser obrigado a cumprir objetivos que não sejam os da Casa Marques. “Entendo que podia ser uma mais valia em termos de formação, mas atualmente, sendo associados da ANECRA também temos acesso a formação”, refere este responsável. A Casa Marques adquire pneus a grossistas portugueses e estrangeiros, recorrendo a distribuidores locais na área das peças. Tanto nos pneus como nas peças, a aposta é sempre nas melhores marcas, pois “são aquelas que nos dão garantias de qualidade, mesmo sabendo que são um pouco mais caras. Contudo, temos que saber falar com o cliente e explicar‐lhe a razão porque deve optar pelas melhores marcas, pois são aquelas que dão as melhores garantias. É isso que temos que explicar ao nosso cliente”, refere Luís Marques.

Estando numa região recheada de grossistas de pneus, a Casa Marques possui ainda assim um bom stock de pneus, pois no entender do responsável “temos que saber servir o cliente e, mais uma vez, marcar a diferença”.

O futuro agora passa por consolidar o enorme investimento feito na Casa Marques, num negócio que reflete a forma de Luís Marques estar na vida.


CONTACTOS

CASA MARQUES
Diretor Geral: Luís Marques
231 469 976
geral@casa-marques.com
www.casa-marques.com

________________

Clique aqui para fazer o download do PDF do artigo. Partilhe-o com os seus contactos e clientes e aumente a sua visibilidade.
Pós-Venda 5
Mais artigos da Revista PÓS-VENDA n.º5 aqui.
AINDA NÃO SE INSCREVEU NA CONFERÊNCIA “COMO MODERNIZAR A SUA OFICINA”? CLIQUE AQUI.

PALAVRAS-CHAVE